terça-feira, 24 de agosto de 2010

OLIMPIADA DE LÍNGUA PORTUGUESA, ESCREVENDO O FUTURO NA ESCOLA ZÉLIA DE MATOS BRITO

Nos meses de maio, junho e agosto foi trabalhado na escola a Olimpíada de Lingua Portuguesa pelas professoras Olnae Teixeira e Roberta Fidelis com o apoio da sala de multimeios. Foram realizadas oficinas em sala de aula com os alunos do Ensino Fundamental e Médio com as categorias Crônica (9º ano - fundamental e 1º anos - Médio) e Artigo de Opinião com 2º e 3º ano - médio). O tema proposto foi: O LUGAR ONDE MORO. Os alunos tiveram a oportunidade de escrever seus textos e serem apreciados pela escola.
Na conclusão do trabalho foi escolhido um texto de ensino fundamental e um outro do ensino médio para ser enviado à Secretaria de Educação Municipal e concorrer com as demais escolas do Município.
Crônica Vencedora - O lugar onde Moro
Aluna: Antonia Marina Amorim da Silva - 1º C
Título da Redação - A SUIÇA BRASILEIRA
O lugar onde vivo é um pequeno Município que atualmente se chama Guaramiranga. Antigamente era chamado Conceição, por ser um vilarejo humilde e pequeno. Com o passar dos anos começou a se desenvolver um pouco mais, com a chegada de novas pessoas foi construido casas, o teatro Raquel de Queiroz, biblioteca e escolas que fez desse pequeno vilarejo uma cidade conhecida mundialmente.
Hoje está sendo construída a pavimentação das ruas para melhor acessibilidade da comunidade.
As belas paisagens naturais; várias espécies de plantas e animais faz deste Município um ponto atrativo para os turistas.
O Município se destaca pelos seus eventos culturais de Teatro, jazz e blues, orktunfast, festival junino que hpa anos vem se destacando dentro do Maciço, atraindo turistas e melhorando a renda econômica da população. Podemos citar ainda dentre as belezas que aqui se destacam o pico alto, considerado o ponto mais alto da área de protenção ambiental da serra de Baturité, apresentando uma cota altimétrica de 1.114 m acima do nível do mar.
Portanto o lugar onde vivo é um dos melhores, nos dá força para lutar, tem pessoas amigas e hospitaleiras, oferece diversões com um clima agradável, considero-o um pedacinho do céu que faz deste paraíso o melhor lugar para se viver.
Mariana Amorim - 1º C
Artigo de opinião vencedor - O lugar onde Moro"
Aluna: Andreza de Melo Mendonça - 2º B
Título: Meio Ambiente, preocupação ou indiferença ?
Eu vivo em Guaramiranga, uma cidade do interior do Ceará com cerca de 6.024 habitantes, onde a principal fonte de renda é proveniente do turismo. Nossa cidade é considerada por muitos como a " Suiça Cearense," por possuir um clima ameno e agradável, com temperaturas que variam de 13º C a 23º C. Porém ha anos o Município sofre com a especulação imobiliária, que em prol das grandes construções de casas e condomínios de luxo, gera uma grande devastação da nossa mata atlântica. Assim como em outros lugares do País, onde apenas 5% dessa vegetação original está preservada.
Muitas pessoas não vêem esses emprendimentos de forma negativa, pois acreditam ser uma espécie de negociação, ao ponto que geram empregos e temos um maior crescimento da cidade. Outros porém assim como eu, consideram a especulação imobiliária uma exploração da cidade em relaçaõ as nossas reservas ambientais.
Geralmente, as imobiliárias chegam com discursos desenvolvimentalistas, para implantação dos projetos, mas por trás com uma visão meramente economista. não se importando com o interesse da sociedade local. Afinal as construtoras desmatam em um rítmo dilacerante trazendo graves prejuízos ao nosso meio ambiente. Prova disso, é a escassez de chuvas, que quando raramente ocorre causam graves enchentes, como ocorreu no ano passa (2009) paralisando toda cidade.
Acredito se tivéssemos autoridades competentes, especializadas em meio ambiente e que estivessem realmente preocupados com Guaramiranga, essa situação poderia ser contornada com o apoio da população.
Andreza Melo - 2º B

Nenhum comentário:

Postar um comentário